"O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica." - "Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria." 1Cor. 8:1,2

quarta-feira, 6 de julho de 2011

"Determine, mande, exija a sua bênção!" Isto é bíblico?

     Será que nós temos o direito legal de exigir que a bênção se manifeste em nossa vida?
    Segundo o missionário RR Soares em seu livro "Como tomar posse da bênção" - ed. Graça, nós não precisamos pedir ao Senhor a bênção, mas exigir que ela se manifeste em nossa vida.  Conforme o supracitado, a bênção já é nossa, simplesmente não devemos deixar que o diabo fique com aquilo que nos pertence (pg.17).
   Nesta mesma obra, o missionário afirma no cap.3 - pg.19 que o cristão não precisa ficar orando, suplicando ao Senhor que o cure ou lhe dê sucesso, prosperidade ou vitória sobre as tentações. "Tudo o que tem a fazer é exigir que o mal saia da sua vida, determinando...orar pedindo a cura é desnecessário, pois ela já nos foi concedida". Os textos bíblicos utilizados até o cap.3 são:
"E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." (João 14:13) 
"Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude" (II Pedro 1:3) 
     Analisando o primeiro texto bíblico acima, o livro ensina que o verbo pedir foi mal traduzido. Segundo esta obra (pg.17), este verbo deveria ser traduzido por determinar, exigir, mandar (gr. sozo). É neste ponto que começa o grande problema doutrinário.
     Contrariando o ensino do digníssimo missionário, o verbo grego utilizado no Evangelho não é sozo, mas aiteo (pedir) - aitesete (pedirdes).
     O Léxico do Novo Testamento Grego-português de F. Wilbur Gingrich, ed. Vida Nova - 2007, define aiteo na totalidade das citações como pedir, solicitar e requerer. 
     Conforme a Concordância Fiel do Novo Testamento - ed. Fiel, 1ª ed.1994 - o verbo aiteo é utilizado cerca de 68 vezes. Dentre estas citações, destaco as seguintes:
"E qualquer coisa que lhe pedirmos (gr. aitomem), dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista." 1Jo 3:22 ACF - adição minha.
     Este texto deixa claro um pedido a um superior, que neste caso é Jesus . O texto nos ensina que Dele receberemos. A idéia é contrária de termos que tomar do Diabo. A posição do pedinte é de submissão pela obediência aos mandamentos. Outra citação é esta: 
"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos (gr. aitometha) alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos (gr. aitometha), sabemos que alcançamos as petições (gr. aitemata) que lhe fizemos." 1Jo 5:14-15 ACF - adições minhas.
     Além deste texto nos mostrar que a raiz da palavra advém do verbo grego aiteo, também está implícito na idéia do autor a confiança em Alguém superior, na vontade Dele, e na convicção da audição de nossas súplicas. Começou a perceber como a Biblia nos ensina diferente da idéia do livro "Como tomar posse da bênção"?

     Agora vamos discorrer sobre o segundo texto utilizado por RR Soares até o cap.3 da sua obra:
"Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude" (II Pedro 1:3) 
     O respeitado pregador supracitado afirma baseado neste texto que Deus já nos deu tudo o que nos diz respeito a vida. A sua idéia é que não precisamos recorrer ao Senhor suplicando pelas suas bênçãos. Somente devemos determinar, exigir e tomar posse da bênção (pg.20).
     A princípio já podemos detectar uma contradição desta idéia com o texto da 1ªJo 5:14-15 que já foi explanado.  Agora, o que o Apóstolo Pedro nos quer ensinar dizendo que o divino poder de Jesus nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade?. Somente entenderemos o texto se examinarmos todo o contexto desta sua 2ª carta. Vejamos:
  • É notório que a preocupação do Apóstolo era com a perseverança dos salvos na fé.
"Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis." 2Pe 3:14
"Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam." 2Pe 3:17 grifos meus.
  • A perseverança dos santos estava ameaçada pelo surgimento dos falsos pregadores entre eles.
"Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.
Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda." 2Pe 2:2,3
"Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!" 2Pe 2:14 grifos meus.
  • Tudo que os santos precisam para a vida a fim de suportarem os falsos ensinos são adições de atributos explícitos logo após o versículo supracitado pelo missionário. São eles: fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e o amor (2Pe 1:5-7).
  • De posse destas coisas, os salvos serão operantes e produtivos no Reino de Deus, consolidando a eleição que receberam e jamais tropeçarão.
"Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.
Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,
e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2Pe 1:8-10,11
      Viram como o texto de 2Pe 1:3 nada diz respeito a coisas materiais ou curas corporais? O contexto da Carta explica o versículo.
    A obra do missionário nos ensina que as coisas materiais estão a nossa disposição, é somente determinarmos e exigirmos. Quanta contradição com as Escrituras. A fórmula bíblica continua sendo a petição ao Senhor pela oração suplicante e dependente da vontado Dele.
    Na convicção de que a Bíblia Sagrada é o peso fiel da balança, a obra literária do missionário fica devendo em peso doutrinário na equiparação. Creio eu que toda obra literária deve ser respeitada, assim como a pessoa do autor e o seu ministério, mas a fidelidade bíblica sempre estará acima de qualquer idéia ou experiência pragmática.

Pb. Edilson Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário