"O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica." - "Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria." 1Cor. 8:1,2

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Medíocres mensagens, grandes negócios.

"Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus." 2 Cor. 2:17 (NVI)
   
   Alguns homens possuem uma história de fazer cair o queixo. Uns eram pobres, muitos miseráveis, e até medingos. outros possuíam uma vida muito modesta. A necessidade aleatoriamente batia em suas portas.
    Certo dia receberam o chamado para o ministério da pregação. Começaram entusiasmados em dedicar somente toda a glória a Deus. Anseavam receber convites para pregar, mesmo que fosse naquela mais modesta congregação. Se contentavam com modestas ofertas, afinal, Deus quem os sustentavam.
     Mas o tempo passou...
     De tantos convites recebidos suas agendas lotaram. Era preciso selecionar os convites. Muitos criaram agências para contatos (nada contra). Era preciso colocar um preço pelo seu trabalho "pois digno é o obreiro do seu salário" (concordo).  O problema é: Quem paga mais? - Qual é a necessidade do consumidor? - Quais os temas que o "mercado" absorverá com mais facilidade? - O título desta mensagem desperta interesse pelo "produto"?
      Certa vez, quando eu era líder de jovens da minha igreja, tentei levar uma destas celebridades em nossa festa. Liguei para a central de agendamento deste pregador e rapidamente fui arguido sobre a quantidade de membros da minha igreja e qual seria a "oferta" que eu estaria disposto a "doar". Após 15 dias eu deveria retornar a ligação para saber se eu seria contemplado com a presença desta figura famosa. Eu confesso que fiquei escandalizado. Logo eu percebi o que estava acontecendo. Aquilo era um empreendimento, um leilão, um negócio.
     Talvez você que me lê já tenha passado por isso. Muitos homens fizeram da arte de pregar um negócio. Somente atendem um convite mediante um contrato previamente assinado e com um valor caução depositado. 
     Eu poderia citar o nome do "santo" mas serei discreto. Há pouco visitei o site de uma celebridade na pregação, um ex medingo que exigia uma caução como garantia de honrar o compromisso de pregar. Que loucura! diria o sábio, que profanação! diria o sacerdote, que pecado! diria o profeta.
     Agora eu lanço a pergunta que não quer calar:
É possível se enriquecer pregando o evangelho puro e simples? É claro que não. Desculpe-me por responder tão rapidamente e não esperar você pensar.
     Geralmente a solução para o negócio destas celebridades é o engano.
     O texto bíblico supra citado utiliza o termo grego kapeleúo que significa mercadejar, lucrar com um negócio.
     Conforme a Chave Linguística do Novo Testamento Grego (Vida Nova) esta palavra é usada na versão Septuaginta, em Is 1:22 para aqueles que misturam vinho com água a fim de enganar os compradores e aumentarem os lucros. Era também usada por Platão para condenar os pseudo-filósofos. Esta palavra também era utilizada nos papiros para um comerciante de vinho que queria se livrar de um mau estoque. Neste texto bíblico a palavra kapeleúo (mercadejar) refere-se aqueles que negociam com a Palavra de Deus para benefício próprio.
     Nesta geração corrompida e perversa (Fl 2:15) eu tenho a convicção de que não é possível ser sincero na pregação do Evangelho que confronta as atitudes pecaminosas e ainda assim lucrar. Tem que usar a criatividade, pois temas como eternidade, pecado, arrebatamento, tribulação, justificação, dentre outros não despertam muito interesse num público voltado para as coisas deste mundo (2Co 4:18).
     Quantas pessoas hoje estão feridas e decepcionadas com Deus. Se sentem lesadas. Aquilo que o pregador prometeu como se fosse de Deus não aconteceu. Estão com nojo do tal "evangelho". Foram enganadas por homens não enviados por Deus. Talvez no início de suas carreiras fossem fiéis, quem sabe?
     Se este foi o seu caso, saiba que o que você ouviu não foi o verdadeiro evangelho.     
      O verdadeiro evangelho do Reino de Deus liberta da ignorância espiritual (Jo 8:32), gera um novo homem (Jo 3:3), transforma o caráter (2 Co 5:17), salva de graça (Ef 2:5), fortalece diante da necessidade ou da fartura (Fl 4:13), livra da condenação eterna (Rm 8:1), torna-o mas do que vencedor diante das calamidades da vida (Rm 8:37), dentre outras.
     Ah! se o povo conhecesse as Escrituras, não haveria espaço para as medíocres mensagens, consequentemente os grandes negócios da fé faliriam.
    A propósito, se existem estas mensagens medíocres é porque também existem consumidores para o produto.
      Pb. Edilson Silva

2 comentários:

Unknown disse...

Caro irmão, você está coberto de razão em toda sua postagem, o problema de muitos crentes hoje em dia é que só pensam no material naquilo que de alguma forma satisfaçam apenas a sua carne e o seu luxo, estamos vivendo em uma geração analfabeta da Bíblia e aí se tornam presa fácil para esses lobos ultrajados de ovelhas, que Deus levante homens verdadeiros que preguem a verdadeira Palavra à tempo e fora de tempo. fernando júnior

A Palavra de Vida disse...

é irmão, o negocio ta feio, cheio de assasinos de´profeta, cheio de homens q nao querem pregar oq Deus manda, mais sim e oq o povo quer ouvir, ou seja, oba oba . muito bom irmao, vou divulgar o blog. fica na paz

Postar um comentário